CURSO DE JORNALISMO REALIZA AÇÕES PREPARATÓRIAS PARA O ENADE

Neste ano de 2021, um total de 13 alunos do curso de jornalismo do UNINTA participarão do ENADE,


O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) se aproxima, e com isso, os
estudantes e professores do curso de jornalismo do Centro Universitário Inta (UNINTA) já se encontram realizando ações preparatórias. A prova, que é realizada pelo Ministério da Educação (MEC), busca acompanhar o desempenho das organizações de ensino superior, analisando os cursos disponíveis e os requisitos para continuarem sendo ofertados.

Para o MEC avaliar a qualidade de ensino, os estudantes que estão na fase final da graduação são submetidos obrigatoriamente à prova. Neste ano de 2021, um total de 13 alunos do curso de jornalismo do UNINTA participarão do ENADE, a exemplo de Eduan Rodrigues, acadêmico do 8° período, que se diz ansioso pela prova.

“Ando ansioso, pra ser sincero. Se ouve falar sobre o ENADE durante a faculdade, mas encarar um é outra coisa. Me preparo tentando reaproveitar o que já aprendi nos períodos passados e colocar em prática nos atuais. O UNINTA tem se mostrado presente em momentos de ajuda ou dúvidas. Por isso, tenho certeza que tudo vai ser um sucesso!”, comentou.

O colegiado tem se empenhado em planejar uma série de atividades para ajudar no processo de preparação dos alunos nesse novo desafio, de acordo com o Jornalista e Professor Me. Augustiano Xavier.“Contamos com o envolvimento e engajamento dos estudantes do nosso curso, teremos aulões, ações específicas nas redes socias, vídeos de resoluções de questões específicas para os estudantes do ENADE e também vamos ter um podcast exclusivo voltado para conteúdos ligados ao tema. Então é importante reforçar que existe um movimento sendo viabilizado e pensado com muita responsabilidade e compromisso”, explicou.


Além de  analisar a qualidade do curso, o ENADE é um exame muito importante não só para os estudantes, mas também para a instituição, de acordo com MEC, o desempenho dos cursos  proporcionam benefícios para universidades e faculdades que se destacam, facilitando o
recebimento de recursos de programas do Governo Federal. A Jornalista Egressa do UNINTA, Thais Menezes, formada no ano de 2019, fala sobre sua experiência e relembra a importância de um ensino com compromisso.


“A qualidade do ensino oferecido no curso de jornalismo foi indispensável para que eu
realizasse uma boa prova no ENADE e para minha formação enquanto profissional. Todo o conteúdo presente na prova também esteve contemplado na grade curricular do curso, o que nos permitiu um aprendizado com foco na realidade profissional”, declarou.


Raflézia de Sousa Farias.
Estagiária da Agência Júnior do curso de Jornalismo UNINTA