HOVET UNINTA APOIA A CAMPANHA ABRIL LARANJA

A campanha Abril Laranja busca conscientizar no Brasil a violência contra animais é um crime estabelecido por lei.

No mês de Abril o Hospital Veterinário de Pequenos e Grandes Animais (HOVET) do Centro Universitário Inta (UNINTA)  realiza uma série de ações em apoio a campanha “Abril Laranja”. A mobilização mundial luta contra a crueldade animal, buscando alertar sobre o que são os maus-tratos, como denunciar, e principalmente, conscientizar a todos que no Brasil a violência contra animais é um crime estabelecido por lei. De acordo com o artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais 9.605/98, “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, com pena – detenção, de três meses a um ano, e multa”, consta nele. 

Dentre as ações para que a campanha chegue ao conhecimento do maior número de pessoas, a Médica Veterinária do HOVET, Dra. Talyandra Nadja, acredita que a  informação é a maior ferramenta na luta por essa causa. “O Hospital Veterinário iniciou esse mês com uma campanha informativa por meio das redes sociais. Quanto mais pessoas estiverem informadas, mais pessoas poderão proteger os animais desses maus-tratos. Além disso, o HOVET tem parcerias com ONGS e presta suporte ao Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA) de Sobral no resgate de animais silvestres”, destaca.

O estudante do curso de Jornalismo do UNINTA e estagiário no HOVET,  João Victor conta que a campanha está envolvendo toda a equipe do hospital.  “É muito bonito ver a equipe do hospital participando. Dá muito orgulho falar que fazemos parte dessa equipe. Também é muito satisfatório estar participando da comunicação do hospital nessa época, e é algo que necessita muito da nossa criatividade, afinal, um Abril Laranja em meio a uma pandemia não é a mesma coisa do que em tempos comuns, mas estamos vendo formas e maneiras de conseguir levar a mensagem para o público”, destacou.

O mês que busca lembrar e garantir os direitos dos animais, tem movimentado a programação das redes sociais. De acordo com a Médica Veterinária, Ana Kétylla Rodrigues, “O HOVET vem promovendo ações de conscientização da população através de suas redes sociais. Além disso, os colaboradores utilizaram fitas laranjas durante o mês em adesão à campanha. Durante este mês, também houve a promoção de campanha de adoção de gatos abandonados que viviam nos arredores do UNINTA”, comenta.

Para que não reste dúvidas sobre o assunto, acompanhe as postagens disponibilizadas no perfil do instagram @hospitalveterinariouninta e se presenciar algum ato de maltrato aos animais, denuncie!

Raflézia de Sousa Farias.

Estagiária da Agência Júnior do curso de Jornalismo UNINTA