Jornalismo participou do IV FÓRUM DE ESTÁGIOS do UNINTA

O evento abordou os novos desafios dos estágios no contexto pandêmico.
O evento abordou os novos desafios dos estágios no contexto pandêmico e contou com a participação de diretores, professores e estudantes.


Na última quinta-feira (24) aconteceu o IV fórum de estágios do Centro Universitário Inta (UNINTA). O evento teve a palestra magna com a temática “Novos desafios dos estágios no contexto pandêmico” e os facilitadores foram a Diretora de Estágio do UNINTA, profa.Ma. Claudênia Aguiar e o prof. Dr. Paulo Henrique, da Central de Estágios. A reunião foi realizada de forma virtual, via Google Meet.

No primeiro momento foi apresentado o corpo de gestores de estágio das graduações e Pólos do UNINTA. Em seguida, foi realizada a apresentação da mesa de abertura com o Pró-Reitor de Graduação do UNINTA, Prof.Dr. Rômulo Carlos de Aguiar e a participação de Thaissa Aguiar, estudante do curso de psicologia.

O evento também contou com a fala do Prof.Me. Samuel Levy (gestor de estágios não-obrigatórios do curso de Direito do UNINTA), que destacou a importância da “Lei do Estágio” (PL Nº 11.788, DE  25 DE SETEMBRO DE 2008) e da relevância do termo de compromisso, além de fazer a distinção entre os tipos de estágio durante a graduação.

 

A reunião foi realizada de forma virtual, via Google Meet e a professora Ma Liliane Luz representou o curso de Jornalismo.
A reunião foi realizada de forma virtual, via Google Meet e a professora Ma Liliane Luz representou o curso de Jornalismo.

De acordo com o previsto na Constituição Federal (CF), para o estudante em curso de educação superior estagiar é preciso está devidamente matriculado e ter frequência regular. É necessário assinar o termo de compromisso entre o educando, a parte concedente do estágio e a instituição de ensino. E ter compatibilidade entre as atividades desenvolvidas no estágio e aquelas previstas no termo de compromisso. 

No painel de discussão: “O órgão integrador no favorecimento dos estágios”, o UNINTA recebeu empresas parceiras sendo representadas pelo Prof. Walden Angelim Arcanjo Júnior (Diretor Presidente do Instituto Seta Estágios) e Ivone Lima (Coordenadora da MRH Gestão de Pessoas Conveniada a Fundação Getúlio Vargas e ao  Instituto iJovem da Unidade de Sobral).

A palestra vespertina trouxe a temática “Biossegurança e uso de tecnologias no contexto pandêmico” e foi ministrado pela Profa.Dra.Michelle Alves Vasconcelos (Pró-Reitora das Carreiras da Saúde UNINTA). No segundo painel de discussão, contou com a participação de Fernandinha Mota Damasceno Prado, representando a FACIT: Estágios e Aprendizes, e Samila Lopes, representando o Centro Integração Empresa-Escola-CIEE.

O evento foi uma inciativa da Diretoria de Estágios do UNINTA (DIREST) e a realização contou com docentes do Centro Universitário Inta Sobral, Itapipoca, Tianguá, Faculdade Alencarina de Sobral (FAL) e Faculdade Ieducare (FIED).

 

Nicolly D’Lorrainne
Estudante do curso de Jornalismo UNINTA
Agência Júnior de Jornalismo