NOVO CLICO DE PALESTRA CONTA COM CONVIDADOS ESPECIAIS

entre os dias 19 a 27 de maio, as palestras serão ministradas pelo Google Meet, nas disciplinas de Assessoria de Imprensa, Jornalismo Impresso e Legislação e Ética no Jornalismo

O curso de Jornalismo do Centro Universitário Inta (UNINTA) inicia um novo ciclo de palestras que conta com a presença de profissionais ilustres da área da comunicação, tendo sua duração entre os dias 19 a 27 de maio, as palestras serão ministradas pelo Google Meet, nas disciplinas de Assessoria de Imprensa, Jornalismo Impresso e Legislação e Ética no Jornalismo, visando somar cada vez mais no crescimento acadêmico e profissional dos alunos.

O ciclo é coordenado pelo Professor do Curso de Jornalismo, Adilson Nóbrega, que ressalta a importância de momentos como esses. “Para cada disciplina foram convidados profissionais que possam agregar informações aos conteúdos previstos no plano de ensino. Estes profissionais somam conhecimentos aos que já são vistos em sala de aula, acrescentam outros ângulos e respondem a questionamentos levantados pelos estudantes sobre suas experiências.”, afirma ele.

Um dos convidados foi Ricardo Moura, Colunista do Jornal O Povo, o qual realizou sua palestra no dia 19 de maio, e declara que é uma experiência enriquecedora. “É preciso que haja um investimento forte em informação, e quando o estudante pode ter contato com pessoas que estão no mercado e se envolvem com algum tipo de atividade jornalística, isso vai consolidando a cabeça deles, vão vendo de forma mais nítida como se inserir dentro desse mercado, como ser um profissional, as possibilidades que existem e os desafios da profissão.”, expressa ele.

Enquanto isso, os estudantes já se encontram ansiosos, um exemplo, é o acadêmico de Jornalismo do 3º Semestre, Nathan Gomes Monte, ele conta que se sente feliz em poder participar desta ocasião. “É sempre gratificante receber profissionais que já passaram por onde estamos passando, que já foram alunos assim como nós. Sinto que todo e qualquer momento da nossa vida, se torna momentos de aprendizado.”, declara.

Nos ciclos de palestras que acontecem no UNINTA, os alunos além de ouvir os profissionais, podem também tirar suas dúvidas, fazer comentários e compartilhar experiências, possibilitando a aprendizagem em conjunto. Para o Chefe do Núcleo de Comunicação Interna da Assembleia Legislativa do Ceará e Presidente da Associação Cearense de Imprensa (ACI), Salomão de Castro, é importante que um jornalista sempre procure diversificar suas fontes de conhecimento.

Desse modo, ele trará assuntos relacionados ao marketing político e as situações que necessitam de adaptação. “A gente viveu nas eleições de 2020 um contexto altamente imprevisível e inusitado, para o qual ninguém estava previamente preparado para lidar com ele, então os candidatos e os profissionais que atuam nas campanhas, especificamente os jornalistas, e o próprio povo, tiveram que se adaptar a uma nova realidade, e é sobre isso que pretendo tratar neste encontro que iremos ter.”, comenta ele.

Confira a seguir o cronograma de datas e convidados para o ciclo de palestras:

Os ciclos buscam promover integração entre players do mercado e os futuros jornalistas.

 

Raflézia de Sousa Farias
Estagiária da Agência Júnior de Comunicação do curso de Jornalismo UNINTA