Projeto Alô Universitário renovado      

Foram escolhidos o total de oito alunos que serão responsáveis pelos programas Sou Mulher, Galpão Criativo, Sintonia Esportiva e Momento Saúde.

O Curso de Jornalismo do Centro Universitário Inta (UNINTA), é responsável pelo projeto de extensão Alô Universitário, que desenvolve com os estudantes, desde o ano de 2018, atividades relacionadas ao radiojornalismo. Para o semestre de 2021.1 o recrutamento da nova turma aconteceu de forma on-line e voluntária. Foram escolhidos o total de oito alunos que serão responsáveis pelos programas Sou Mulher, Galpão Criativo, Sintonia Esportiva e Momento Saúde. Todos com trinta minutos de duração.

Para a universitária Bruna Laiza, estudante do quarto semestre de Jornalismo e nova integrante do “Alô Universitário”, as expectativas são as melhores. “Quero aprender tudo sobre o rádio no projeto “Alô Universitário e só vai me ajudar e fazer com que  cresça como profissional”, destacou.

Devido a pandemia as atividades do projeto seguem acontecendo de forma remota, assim como as reuniões de pautas feitas através da utilização da ferramenta Google Meet. De acordo com o Prof. Me. Augustiano Xavier, responsável pelo projeto,  a nova turma está com previsão de estrear no dia  24 de março, com transmissão ao vivo pelo o canal do curso de Jornalismo no YouTube.

​”Antes da pandemia o programa era gravado no estúdio fechado e todas as reuniões feitas de forma presencial. Com aparição da COVID-19, surge então o novo formato em Home Office. Então o programa Alô Universitário passou a ser ao vivo e pelas redes sociais. O próximo objetivo é que o programa seja transmitido por um canal de maior visibilidade, como as redes do UNINTA ou de alguma rádio veiculada”, destacou o docente. 

Para a estudante Nicolly Frota, estudante do sétimo semestre do curso de Jornalismo, o “Alô Universitário” é admirável  e possui grandes desafios diante da pandemia. “Participei da última turma e a experiência me trouxe muitos aprendizados. Um dos maiores desafios foi o primeiro programa durante a quarentena, já que não tinha toda aquela preparação igual ao nosso estúdio de rádio”, afirmou. 

Fazem parte da nova turma do projeto os estudante: Bruna Laiza, Davi Dantas, Gustavo Vieira, Maria Sousa, Nayanne Melo, Nicoly Frota, Rayssa Yonara e Vicente Barcelos. O programa pode ser acompanhado ao vivo, no Canal Oficial da WebTv UNINTA, no YouTube ou de forma gravada, que são transmitidas nas rádios parceiras, Paraíso FM e Cultura FM de Aracatiaçu. As gravações também vão estar presente no Spotify.

Nayanne Maria de Mesquita Melo
Estagiária da Agência Jr de Jornalismo do UNINTA