Projeto Palavra Interior está com inscrições abertas

As inscrições seguem abertas até o dia 30 de setembro e podem ser feitas pelo e-mail liana.dodt@uninta.edu.br.
O Projeto terá a exposição de produções textuais e em 2020 possui como gênero principal a Crônica

Buscando aproximar estudantes de diferentes semestres e graduações, o curso de jornalismo do Centro Universitário INTA (UNINTA) traz a segunda edição do projeto “Palavra Interior”. A iniciativa consiste na exposição de produções textuais e em 2020 possui como gênero principal a Crônica.

Na segunda edição o projeto abordará a temática “Em tempos de quarentena – reflexões particulares durante o período de isolamento social gerado pela pandemia do novo coronavírus”. As inscrições seguem abertas até o dia 30 de setembro e podem ser feitas pelo e-mail [email protected].

O idealizador do projeto, prof Me. Thiago Mena, conta que o idéia surgiu no ano de 2015, inspirado em uma prova de conclusão de semestre das disciplinas de Produção Gráfica e Edição Jornalística. Com a grande repercussão, surgiu a possibilidade de expandir a iniciativa às demais disciplinas.

“O nome do projeto surgiu de uma inspiração pela localização da cidade de Sobral. Como estamos no interior do estado do Ceará, a utilizamos. “Palavra” foi escolhida por motivo bem simples: são textos escritos”, lembra  o coordenador do curso.

O uso do gênero opinativo (crônica) foi escolhido pela prof Me. Liana Dodt, que é a orientadora desta edição. De acordo com a mesma, a crônica aproxima jornalismo e literatura, além de possuir características eficazes nesse contexto de isolamento, tornando possível a expressão pessoal de ideias e a exposição de novas perspectivas. “As pessoas estão mais inseguras e ansiosas. A crônica se torna um exercício capaz de botar para fora esses sentimentos confusos que estamos vivenciando em 2020”, comenta a docente. 

A professora  ainda enfatiza que a temática escolhida tem ligação direta com a atualidade, com a chegada do novo coronavírus ao Brasil e, consequentemente, a paralização de diversas atividades da nossa rotina, a ideia é que através das crônicas os alunos expressem seus sentimentos e experiências de viver uma pandemia.

O “Palavra Interior” retorna no contexto de quarentena e neste ano o projeto tem a novidade de abrir espaço para a participação de professores, colaboradores e toda comunidade acadêmica Uninta (Diretores de centro, pró-reitores e corpo técnico-administrativo).

As crônicas são recebidas via e-mail para posteriormente serem lidas e organizadas. Em seguida, as produções passarão por um processo de edição, com projeto gráfico assinado pelo Prof. Augustiano Xavier. A ideia é fazer duas versões do Palavra Interior 2020, uma impressa e outra digital. A inscrição é gratuita e vale atividades complementares para os estudantes.

SERVIÇO

Evento: Projeto Palavra Interior
Inscrições: e-mail [email protected].
Data: até o dia 30 de setembro
Contato: 85 9615-2730

Nicolly D’Lorrainne
Estudante do curso de Jornalismo UNINTA
Agência Júnior de Jornalismo