Projetos de Extensão

 

WebTv

WebTv do curso de Jornalismo do Centro Universitário Inta – UNINTA possibilita uma ampliação da oferta do ensino de jornalismo, embasada nos princípios da mídia-educação. Este projeto tem por objetivos ampliar as possibilidades de aprendizado dos estudantes do curso de Jornalismo do Uninta; Fortalecer o caráter de produtores de comunicação dos estudantes do curso de Jornalismo do Uninta; Divulgar as ações dos diversos setores e cursos de graduação e pós-graduação do Uninta; Criar um canal de comunicação entre estudantes do curso de jornalismo, comunidade acadêmica e sociedade em geral.

A partir de reuniões semanais, são definidas as pautas a serem desenvolvidas pelos estudantes. Os próprios estudantes apresentam ideias para matérias e entrevistados, com auxílio de um docente do curso de Jornalismo. Os estudantes participam de forma direta na escolha das pautas, produção das mesmas, realização de matérias e edição destas. No que tange a preparação para os vídeos, o docente do curso de Jornalismo realiza treinamentos semanais com os estudantes, bem como correção das produções textuais e audiovisuais e acompanha todo o processo produtivo-criativo.

CONFIRA

Redes Sociais

 

Hemeroteca

Este projeto tem por objetivo resgatar a memória da cidade de Sobral por meio da digitalização do Jornal centenário impresso Correio da Semana que, há 100 anos, fundado por Dom José Tupinambá da Frota, conta a história da notícia.

Criado para divulgar os acontecimentos da Diocese de Sobral, o Correio da Semana passou por diversas fases em sua história. Acompanhou o apostolado do seu fundador, até seus últimos instantes de vida e serviu de veículo informativo para as ações do segundo bispo de Sobral, Dom João José da Mota, que esteve presente em todo episcopado de Dom Walfrido Teixeira Vieira.

Educomunicação: o jornalismo na escola

Este projeto tem por objetivo desenvolver ações de comunicação em escolas de ensino médio da cidade de Sobral. Semanalmente, docentes e discentes do curso de Jornalismo do Centro Universitário Inta – UNINTA reúnem-se nas escolas parceiras e desenvolvem com os estudantes do ensino médio projetos de rádio escolar, webtelejornalismo e jornal escolar.

No início, os estudantes das escolas de ensino médio são convidados a conhecer os laboratórios de prática jornalística do Uninta. Logo após, os docentes e discentes do curso desenvolvem nas escolas as ações eleitas pela comunidade para desenvolvimento.

As ações tais como debates, produção de textos, entrevistas e fotografias são desenvolvidas na escola. O processo de edição dos materiais produzidos é realizada nos laboratórios do Uninta. Neste momento, estudantes de ensino médio e superior trabalham juntos, sempre mediados por um docente do curso.

Redes Sociais

 

Alô Universitário

Este projeto tem por objetivo a produção semanal de um programa de rádio. Este, depois de concluído, é transmitido pela Rádio Paraíso FM 101.1, emissora localizada na cidade de Sobral e que realiza atividades em parceria com o Centro Universitário Inta – Uninta.

O estudantes do curso de Jornalismo do Centro Universitário Inta – Uninta produzem, mediado por um professor, todos os elementos do programa. São eles: definição da pauta, produção das matérias, seleção dos entrevistados, realização das entrevistas e edição do conteúdo.

Todos esses processos são realizados com a mediação de um professor e de um técnico. As edições e gravações ocorrem do estúdio de radiojornalismo, um laboratório de prática profissional do curso.

Tendo em vista o caráter dinâmico desta mídia, o rádio, as gravações podem ocorrer também com gravadores e/ou celulares. Deste modo, os estudantes podem trazer entrevistas realizadas em horários, dias e locais variados, conferindo uma pluralidade de falas no projeto.

Redes Sociais

CONFIRA

Palavra interior

O projeto Palavra Interior visa estimular a produção de textos em diversos formatos, tais como crônica, poesia, prosa etc. Estudantes de todos os cursos do Centro Universitário Inta – Uninta podem submeter seus textos que são apreciados por uma comissão de docentes que atuam como corpo editorial.

Textos que tratem de questões locais de Sobral são priorizados, bem como aqueles que tratem de questões de relevante interesse social. O respeito às diferenças, às multiplicidade de ser e existir em sociedade são imprescindíveis às produções submetidas. Estas devem respeitar os marcos legais nacionais e os debates sociais brasileiros.

CONFIRA

Cine Clube

O Cine Clube Uninta é um projeto que tem como objetivos: oportunizar o debate e a produção e divulgação de produtos audiovisuais pelos estudantes do Uninta; promover a inovação nos debates realizados nos momentos de aprendizado (sejam eles em sala de aula ou outros espaços) e fomentar o protagonismo dos estudantes por meio do uso e da linguagem das mídias.

Os estudantes participam de diversos debates e palestras sobre questões norteadoras da sociedade contemporânea mediados pela exibição de filmes, tais como: cidadania, direitos humanos, meio ambiente, raça e etnia, gênero e sexualidade. Ao final do semestre, o grupo é convidado a produzir uma crítica sobre essas questões a partir de um produto audiovisual.

Este produto audiovisual pode ser apresentado em dois formatos: mini documentário (atrelado a entrevistas e histórias reais) ou curta-metragem (histórias baseadas em fatos reais).

Os vídeos deverão ser filmados e editados em smartphones dos próprios estudantes. Depois de concluídos e revisados pelo(s) professor (a/es/as), todos os vídeos serão exibidos no auditório do Uninta para a comunidade acadêmica. Após a exibição, os vídeos serão postados no canal do YouTube da WebTv do Uninta, numa playlist específica.

Estimula-se e compreende-se aqui a multiplicidade de vertentes do texto. Este não mais atrelado à palavra escrita, mas sim também em sua vertente iconográfico-imagética.

CONFIRA

 

Correio Acadêmico & Coluna da Hora

Para transformar o trabalho dos alunos das disciplinas de Oficina de Redação Jornalística e de Edição Jornalística, os docentes responsáveis desenvolveram em conjunto um jornal e uma revista onde os discentes publicam suas primeiras matérias e reportagens, atendendo o formato e o diagrama das publicações profissionais: o Jornal Coluna da Hora e a Revista Correio Acadêmico. O material impresso se torna um produto ACADÊMICO oficial do Centro Universitário Uninta, o que pode ser distribuído em Sobral e em todas as escolas, cursinhos e instituições da região norte do estado. Ambas publicações já tiveram 2 edições impressas e 3 apenas em formato digital.


LEIA O CORREIO ACADÊMICO ACESSE O JORNAL COLUNA DA HORA