Semana da Comunicação

Semana da Comunicação – 2018

Tema: Comunicação em tempo de FakeNews

Período: 12, 13 e 14 de novembro

Sobre o evento: A Semana da Comunicação do Centro Universitário Uninta é um evento anual realizado por estudantes da graduação dos cursos de Jornalismo (presencial e ead) e Publicidade (tecnológico presencial e ead) com apoio das respectivas coordenações, cuja programação inclui palestras, simpósios temáticos, comunicações livres e atividades culturais.

Apresentação Edição 2018: O período eleitoral brasileiro ao longo deste ano tem revelado um cenário até então pouco explorado por pesquisadores da Comunicação, Sociologia, Ciência Política e outras áreas correlatas. A divulgação de notícias falsas em meio às redes sociais e outros canais de comunicação disponibilizados pela internet. Em período anterior, já se havia um vislumbre do que estaria por vir, no corpo das eleições presidenciais norte-americanas. Tanto as mídias jornalísticas como outras plataformas de comunicação fizeram uso e foram vítimas das Fake News. A Semana da Comunicação do Uninta propõe, portanto, um diálogo sobre este cenário que traz à tona outras discussões tais como o fazer ético dos agentes de comunicação, os limites da liberdade de expressão na internet, o próprio Marco Civil da Internet e, até mesmo, os crimes de ódio.

Saiba mais: A Semana da Comunicação Uninta se propõe como um evento interdisciplinar que agrega atividades pertinentes aos cursos de Jornalismo e Publicidade. Tem por objetivo integrar a academia as novidades do mercado de comunicação.

Orientações Gerais para Comunicações Livres:

1. Estudantes de qualquer semestre podem submeter produções textuais no formato de “Resumo simples”, sobre temáticas transversais à Comunicação..
  2. Os resumos devem ter 30 linhas e seguir as normas da ABNT
  3. Os resumos devem apresentar, no mínimo, 03 (três) palavras-chave e, no máximo, 05 (cinco)
  4. Os resumos devem apresentar os seguintes elementos: Introdução, Justificativa, Objetivos, Metodologia e Resultados (ou Considerações Finais).
  5. Os resumos podem ser produzidos por até 03 (três) estudantes.
  6. Cada estudante pode participar de até 03 (três) trabalhos.
  7. Os resumos serão analisados por uma comissão de professores do Centro Universitário Inta.
  8. Quando necessário, a Comissão poderá solicitar a revisão do resumo.

Certificação: Existem dois tipos de certificação

1. Apresentação de trabalho: É necessário que o estudante tenha o Resumo aprovado.
  2. Ouvinte: É necessário que o estudante tenha assistido a, pelo menos, uma palestra.

Programação:

Data Atividade Local e Hora
12/11 Abertura do Evento: Coordenação de Jornalismo e Publicidade e Gestores do Uninta

Palestra: Nonato Albuquerque, com o tema “Comunicação de paz VS Fake News”.

Em Sobral: às 19h, no Auditório do Uninta

Nos demais Polos: às 19h, via webconferência, nos Polos de lotação do estudante.

13/11 Palestra: Thiago Mena e Ana Karla Dubiela, com o tema: Quem ganha e quem perde com FakeNews

14/11 Mostra de Trabalhos Acadêmicos

Comunicações Livres: Certificação dos estudantes participantes

Encerramento: Apresentação Cultural

Em Sobral: a partir das 18h, no Auditório do Uninta

Nos demais Polos: às 18h, nos Polos de lotação do estudante.

Publicação dos Anais do evento.

Semana da Comunicação – 2017

Tema: Social Media, desafios e possibilidades

Período: 29, 30 e 31 de agosto

Apresentação Edição 2017: A segunda década do séc. XXI tem sido marcada pela presença, uso e consumo intenso das plataformas de comunicação e relação sociais. Aplicativos, sites e redes tem se dedicado a conectar pessoas e tornar a comunicação mais fluida, dinâmica e – por vezes – caótica. O desejo de expressar opiniões e pensamentos tem se demonstrado como uma possibilidade concreta. No entanto, a forma como esta se constitui tem se tornado um enorme desafio tanto para a sociedade de forma geral e em especial para empresas e agentes de comunicação. Questões como a monetização das redes, o uso destas para a propaganda de produtos, serviços e ideias ainda estão em fase experimental. Coach surgem com a promessa da fórmula mágica para o sucesso. Mas a realidade tem denotado que não há fórmula mágica. Aliás, aparentemente não há ums fórmula. Mas, será isso mesmo? A Semana da Comunicação do Uninta traz esta e outras questões a serem discutidas entre docentes, discentes e palestrantes convidados.

Orientações Gerais para Comunicações Livres:

2. Os resumos devem ter 30 linhas e seguir as normas da ABNT
  5. Os resumos podem ser produzidos por até 03 (três) estudantes.
  6. Cada estudante pode participar de até 03 (três) trabalhos.
  8. Quando necessário, a Comissão poderá solicitar a revisão do resumo.

Certificação: Existem dois tipos de certificação

Programação:

Data Atividade Local e Hora
29/08 Abertura do Evento: Coordenação de Jornalismo e Publicidade e Gestores do Uninta

Palestra: Gabriel Ramalho, com o tema: Social Media, desafios e possibilidades

Em Sobral: às 19h, no Auditório do Uninta

30/08 Palestra: Thiago Mena e Adilson Nobrega, com o tema: O uso da social media pelas empresas públicas e privadas

30/08 Mostra de Trabalhos Acadêmicos

Comunicações Livres: Certificação dos estudantes participantes

Encerramento: Apresentação Cultural

Em Sobral: a partir das 18h, no Auditório do Uninta

Nos demais Polos: às 18h, nos Polos de lotação do estudante.

Publicação dos Anais do evento.