Cine Clube

O Cine Clube Uninta é um projeto de extensão realizado por estudantes e professores do curso de Jornalismo, mas está aberto à participação de toda a comunidade acadêmica do Uninta. O projeto tem como objetivos: oportunizar o debate, a produção e a divulgação de produções audiovisuais pelos estudantes do Uninta; promover a inovação nos debates realizados nos momentos de aprendizado (sejam eles em sala de aula ou outros espaços); e fomentar o protagonismo dos estudantes por meio do uso e da linguagem das mídias.

A cada semestre é definido um calendário de mostra de filmes que estimulem debates sobre questões norteadoras da sociedade contemporânea, tais como: cidadania, direitos humanos, meio ambiente, raça e etnia, gênero e sexualidade. Os debates são mediados por professores do Jornalismo ou por de outros cursos do Uninta. Ao final do semestre, o grupo é convidado a produzir uma crítica sobre essas questões a partir de um produto audiovisual.

Este produto audiovisual pode ser apresentado em dois formatos: mini documentário (atrelado a entrevistas e histórias reais) ou curta-metragem (histórias baseadas em fatos reais).

Os vídeos são filmados e editados em smartphones dos próprios estudantes. Depois de concluídos e revisados pelo(s) professor (a/es/as), os vídeos são exibidos no Uninta para a comunidade acadêmica. Após a exibição, os vídeos são postados no canal do YouTube da WebTv do Uninta, numa playlist específica.

Estimula-se e compreende-se aqui a multiplicidade de vertentes do texto. Este não mais atrelado à palavra escrita, mas sim também em sua vertente iconográfico-imagética e audiovisual.

https://www.youtube.com/watch?v=c5GKT1rG9zw&list=PLYb6jyOUrRAr7yI-43TuPhgPhfziTCsAs