A respeito dos direitos e deveres dos estagiários, uma excelente dica para você que irá estagiar é acessar o site do Governo Federal.
Egressa do Uninta, Stephanny Bulhões teve muito cuidado para escolher o seu último estágio. Atualmente, a jornalista atua na empresa Grendene.

Com o propósito de buscar experiência e consolidação da teoria vista em sala de aula, o estágio é uma etapa indispensável e complementar na formação acadêmica e profissional. No curso de jornalismo do Centro Universitário Inta (UNINTA) a grade curricular prevê duas disciplinas obrigatórias, Estágio I e II, que somadas totalizam 300 horas/aula. Além dos estágios previstos (obrigatórios), ainda existe a possibilidade dos estudantes realizarem estágios não obrigatórios. 

Entretanto, este momento de aprendizado também pode ser uma ponte para uma colocação no mercado de trabalho. Como conta a egressa do Curso de Jornalismo do Uninta, Stephanny Bulhões, que teve muito cuidado para escolher o seu último estágio e afirma lembrar claramente do dia em que o Professor Me. Matheus Salvany falou em sala de aula:  “Escolham um lugar que vocês possam crescer e ficaram efetivos”.Atualmente, a jornalista atua na empresa Grendene e fala com entusiasmo da estratégia utilizada para conseguir o seu primeiro emprego após a formatura. 

“Não existia a vaga de estágio, não estavam procurando um acadêmico para a área, tive que conversar com várias pessoas, passar por várias entrevistas, passei um tempo receosa sobre dar certo ou não a aprovação; via todos os colegas já entregando os materiais do estágio e tal.. mas depois quando tudo deu certo e fiz de tudo para permanecer e crescer. Ao final do estágio obrigatório não remunerado, fui chamada pela minha analista e a coordenadora de RH e tive o convite para permanecer na empresa agora como efetiva… hoje tenho uma equipe linda e extraordinária formada apenas por mulheres que todos os dias aprendemos e ensinamos muito.”, destaca. 

A Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, define o estágio como o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo do estudante. No Centro Universitário Inta (UNINTA), a Diretoria de Estágios é a responsável por formalizar convênios com empresas parceiras, disponibilizando campos em áreas variadas e de acordo com cada área de formação. Segundo a Diretora do setor, Claudênia Aguiar, “o estágio tem ampla contribuição na formação. É onde o aluno se desenvolverá em todos os aspectos, desde a disciplina, ética, conhecimento, como o aprendizado e oportunidade no mercado de trabalho, dependendo do desempenho durante as atividades”, afirma. 


#FICADICA

A respeito dos direitos e deveres dos estagiários, uma excelente dica para você que irá estagiar é acessar o site do Governo Federal  e tirar todas as dúvidas que possam surgir. .

Maria de Fátima Sousa Monte
Estagiária da Agência Jr de Jornalismo do UNINTA