Para aproximar estudantes de diferentes semestres do curso de Jornalismo (nas modalidades presencial e a distância) e de demais interessados em discutir sobre o cenário profissional diante da nova dinâmica social gerada em decorrência do novo coronavírus, o prof. Me. Thiago Mena, coordenador do curso de Jornalismo UNINTA, criou o projeto de extensão “Caminhos possíveis para o Jornalismo frente ao isolamento social”.

O projeto consiste num ciclo de palestras sobre esse tema geral. Ao todo, foram cinco palestras que abordaram a temática sobre diferentes perspectivas, todas elas foram apresentadas pelo prof. Me. Thiago Mena. Cada palestra teve duração de duas horas e, ao final, os participantes receberam certificado com 10h de carga horária. Ao todo, 155 pessoas se inscreveram.

O estudante do curso de Jornalismo presencial Yago Brasil disse “Avalio como positiva pois trouxe temas bastante atuais e pertinentes ao nosso cotidiano enquanto comunicadores no contexto de pandemia e isolamento social em que estamos inseridos”. Opinião também compartilhada pela estudante do curso de Jornalismo na modalidade à distância, Adriana Dantas,  que afirmou que a palestra”nós desperta para um novo universo de Conhecimento  mesmo diante desta situação de isolamento Social. O Conhecimento , notícias, documentos e outros aprendizados, podem ser repassados com os métodos de aulas remotas . Não deixando de levar ao usuário o feedback entre : transmissão, Conhecimento e interação ao público .Mesmo que dentro de casa, neste período da quarentena.”

As palestras aconteceram via Google Meet. Os estudantes, após se inscreverem no site do evento (https://www.even3.com.br/jornalismo2020/) eram orientados a entrarem numa sala virtual criada no Google ClassRoom (código da turma: tnfywei). Nesse ambiente, era postado tanto os links de acesso às palestras, bem como os textos e outros materiais didáticos que seriam utilizados durante os encontros. Era também neste ambiente que os estudantes podiam interagir entre si por meio dos fóruns e murais disponibilizados.

Ao final das palestras, os participantes foram convidados a realizarem uma avaliação do encontro pelo Google Forms (https://forms.gle/Y4pXtmBcUejzyZHcA)

As palestras foram as seguintes:

  1. Aplicativos móveis: novas maneiras de produzir e distribuir notícia
  2. Desafios de financiamento criativo sob o olhar do Podcast
  3. Os novos modelos de negócio da musica digital e a economia da atenção
  4. O que são dados abertos e como usá-los em pauta
  5. Curadoria de notícias e o papel do Jornalismo no século XXI