Na última quinta-feira, 26, ocorreu mais um encontro do projeto de extensão “Educomunicação – O Jornalismo na Escola, na EEMTI Prefeito José Euclides. Na ocasião, os estudantes gravaram mais três edições da #TVJovem, ação educomunicativa realizada no projeto.

Refletir sobre a mídia convencional, pensar outra comunicação e usá-la nos espaços de aprendizagens, esses algumas das propostas do projeto de extensão do curso de Jornalismo do Centro Universitário Inta – Uninta, “Educomunicação – O Jornalismo na Escola.

Há um ano, estudantes da EEMTI Prefeito José Euclides Ferreira Gomes Júnior  têm a oportunidade de participarem do projeto “Educomunicação – O Jornalismo na Escola, uma parceria entre o Uninta  e a EEMTI Prefeito José Euclides. No projeto, alunos participam de oficinas educomunicativas sobre rádio, vídeo,  fanzines, jornal mural etc. Os encontros semanais também são voltados para discussão de temáticas sociais e como as ferramentas comunicacionais podem ser úteis para propagar reflexões sobre essas questões que fazem parte do cotidiano juvenil.

E foi em um desses encontros que surgiu a proposta da TV Jovem, como destaca o Professor Me. Augustiano Xavier, um dos coordenadores do projeto, que acompanha as ações educomunicativas na EEMTI Prefeito José Euclides. “A TV Jovem é a materialização das reflexões geradas na EEMTI Prefeito José Euclides desde agosto de 2018, os encontros do projeto Educomunicação – O jornalismo na Escola. Os alunos envolvidos começam a perceber que outra comunicação é possível e passam a pautar na TV Jovem temas que fazem parte do seu cotidiano”, destacou.

Sobre o projeto: o Projeto de Extensão: Educomunicação – O jornalismo na Escola surge com a proposta de criar espaços que colaborem para reflexão sobre como a educomunicação pode ser uma ferramenta importante para fomentar as discussões sobre temas relacionados aos direitos humanos, possibilitando o engajamento dos estudantes das escolas E.M.T.I. Prefeito José Euclides Ferreira Gomes Júnior e E.M.T.I. Mosenhor José Gerardo Gomes. Também coordenam o projeto Professores Me Matheus Salvany e Liliane Luz.