A construção de podcast como ferramenta de aprendizagem
Estudantes do jornalismo desenvolvem podcats como ferramenta de comunicação e aprendizagem
Prof Me Augustiano Xavier com os estudantes do projeto de extensão Alô Universitário.


Aconteceu na tarde desta quinta-feira (27) a cerimônia do II Prêmio de Inovação Pedagógica do Centro Universitário INTA (UNINTA), que prestigiou o trabalho do seu corpo docente. Nesta  segunda edição, realizada no novo auditório Oscar Spíndola Rodrigues, o professor Me Augustiano Xavier, do curso de Jornalismo, foi contemplado com o primeiro lugar e o prêmio de um laptop.  O trabalho vencedor foi o podcast intitulado “Alerta CoronaVírus”, o qual foi produzido em parceria com os estudantes do curso.

O professor relata que a proposta do trabalho aconteceu dentro da sala de aula. “A idéia surgiu  a partir de conversas com estudantes sobre o produção de um podcast, discussões essas  que foram motivadas pelo grande uso dessa linguagem por veículos de comunicação e a sociedade”. Mesmo longe dos estúdios da instituição, ele garante que é totalmente viável a produção de conteúdo de qualidade em isolamento social. “Há diversos suportes tecnológicos para auxiliar nesse processo de construção de um projeto novo, o podcast é um bom exemplo disso”, destacou

 

Junyel Lehy participou da construção do podcast “Alerta CoronaVírus”
Estudante do oitavo semestre do curso de jornalismo, Junyel Lehy, falou da experiência com podcast.

 

Junyel Lehy, aluno do oitavo semestre nos conta como foi a experiência. ”Criar um podcast em meio a uma pandemia foi bastante desafiador, mas acabei enxergando uma possibilidade dentro da área, e também que esse novo formato possibilitou pessoas que não tinham acesso a tais informações tão importantes, se manterem informadas”. colocou.

Ao falar sobre o prêmio, o professor Augustiano Xavier ressaltou o uso de novas tecnologias. “ O sentimento foi de gratidão e de dever cumprido. O podcast alcançou seu resultado esperado e os estudantes tiveram a possibilidade de construir uma importante ferramenta de comunicação. Essa conquista mostra a importância de implementarmos práticas inovadoras nos processos pedagógicos”.

O evento foi transmitido na página do youtube da instituição e apresentado pela Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Dra. Chrislene Carvalho dos Santos Pereira Cavalcante A primeira edição do Prêmio de Inovação Pedagógica teve como vencedora a docente Me. Wanderléia de Aguiar Policarpo, do curso de Nutrição do UNINTA, por seu relato sobre aplicação da gamificação na disciplina de Bioquímica, a fim de auxiliar na aprendizagem dos alunos.

Thailane Morais
Estudante e participante da Agência Júnior de Jornalismo do UNINTA