A iniciativa contou com a participação de alunos das escolas EEMTI Prefeito José Euclides Ferreira Gomes Júnior e EEMTI Monsenhor José Gerardo Ferreira Gomes

 

Pensar em ferramentas comunicacionais que auxiliem na formação humana e social de jovens da periferia de Sobral, esse foi o grande mote para realização da “Oficina de Podcast”, promovida pelo curso de Jornalismo do Uninta, na tarde da última quarta-feira, 22, em parceria com escolas públicas do município.

O evento, que contou com a participação de diversos alunos, ocorreu de forma remota, por meio do Google Meet, e possibilitou aos participantes uma tarde voltada para conhecer a linguagem do Podcast, suas características e usos. Na ocasião, os professores do curso de Jornalismo do Uninta, prof. Mestre Augustiano Xavier e profa. Mestra Liliane Luz, facilitaram o momento, apresentando formas socioeducativas para o uso do podcast no ambiente escolar.

O prof. Mestre Augustiano Xavier destaca a importância de iniciativas como essa, destinadas ao pública da periferia de Sobral “O curso de Jornalismo tem forte compromisso com questões sociais e sabe de seu compromisso com questões que estejam ligadas à prática de jornalismo e o contexto social. Não há dúvidas sobre a relevância da ação realizada, uma vez que possibilitamos novas possibilidade de reflexão e aprendizagem para os/as estudantes, por meio da reflexão crítica dos meios de comunicação”, pontua.

Ao final da atividade, os estudantes participantes fizeram uma avaliação do momento, destacando pontos positivos da iniciativa. “adorei essa atividade”, “que tenhamos outros momentos como esse”, “foi muito ótimo”, foram apenas alguns comentários dos estudantes no chat da atividade.

De acordo com a profa. Mestra, atividades como essa pode despertar nos participantes, outros olhares sobre seu cotidiano, seu papel de cidadão e ampliar seus horizontes de estudo “iniciativas como essa, nos encanta e nos faz perceber que tem um grande poder para ampliar os horizontes dos estudantes. Com contato permanente com o universo acadêmico, isso pode fomentar o desejo de seguirem os estudos e se tornarem futuros universitários, além de permitir que façam uso do podcast para potencializar suas comunidades”, destaca.

PARA VER: Acompanhe conteúdo audiovisual produzido pelos estudantes do de jornalismo novo UNINTA sobre o Projeto de Extensão em Educomunicação do Uninta.