Texto e Imagem: Renan Andrade

Neste ano, o projeto de extensão universitária Educomunicação: o jornalismo na escola promovido pelo curso de Jornalismo do Centro Universitário Inta – Uninta foi expandido e agora também atende estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Monsenhor José Gerardo, no bairro Sinhá Saboia, em Sobral. O projeto possibilita aos alunos da escola conhecer algumas técnicas e teorias da Comunicação para o desenvolvimento de curtas-metragens. Os encontros são semanais e acontecem todas as segundas-feiras sob tutoria do professor do Curso de Jornalismo do Uninta, Renan de Andrade.

Na escola Monsenhor José Gerardo, o grupo é composto por 60 alunos que se interessam em desenvolver produtos relativos ao campo do jornalismo e do cinema. “Fomos procurados pela direção da escola no início do semestre para saber se poderíamos realizar essa parceria. Na escola, os estudantes já haviam desenvolvido um clube de jornalismo e queriam aprender mais sobre isso”, disse o Coordenador do curso de Jornalismo do Uninta, prof. Me. Thiago Mena.

A cada encontro, o professor Renan de Andrade age seguindo a ideia de uma tutoria, orientando os estudantes e repassando a eles uma visão crítica e criativa para a produção do material. “Passamos por alguns processos de mini-cursos que contribuem para o desenvolvimento da linguagem audiovisual e fotográfica, muito pedida pelos estudantes, assim como orientamos eles a desenvolverem técnicas que estimulam a criatividade, para que possam transformar suas realidades”, disse Andrade.

Para a coordenadora da escola, Jaqueline Moraes, a parceria tem demonstrado resultados positivos. “A turma começou com alunos ainda desconfiados sobre a produção. Mas cada vez mais, outros estudantes foram procurando participar dos grupos e hoje, temos 03 projetos para produzir vídeos entre eles”.

O projeto Educomunicação: o jornalismo na escola vêm sendo desenvolvido pelo curso de Jornalismo Uninta desde 2018, como uma atividade comunitária da instituição para além dos muros do centro universitário, valorizando seu objetivo de ajudar no desenvolvimento comunitário do município de Sobral. Além desta, o projeto também se realiza na  escola Pref. José Euclides Ferreira Gomes Jr.