Semana da Comunicação – 2018
Tema: Comunicação em tempo de FakeNews
Período: 12, 13 e 14 de novembro
Sobre o evento: A Semana da Comunicação do Centro Universitário Uninta é um evento anual realizado por estudantes da graduação dos cursos de Jornalismo (presencial e ead) e Publicidade (tecnológico presencial e ead) com apoio das respectivas coordenações, cuja programação inclui palestras, simpósios temáticos, comunicações livres e atividades culturais.
Apresentação Edição 2018: O período eleitoral brasileiro ao longo deste ano tem revelado um cenário até então pouco explorado por pesquisadores da Comunicação, Sociologia, Ciência Política e outras áreas correlatas. A divulgação de notícias falsas em meio às redes sociais e outros canais de comunicação disponibilizados pela internet. Em período anterior, já se havia um vislumbre do que estaria por vir, no corpo das eleições presidenciais norte-americanas. Tanto as mídias jornalísticas como outras plataformas de comunicação fizeram uso e foram vítimas das Fake News. A Semana da Comunicação do Uninta propõe, portanto, um diálogo sobre este cenário que traz à tona outras discussões tais como o fazer ético dos agentes de comunicação, os limites da liberdade de expressão na internet, o próprio Marco Civil da Internet e, até mesmo, os crimes de ódio.
Saiba mais: A Semana da Comunicação Uninta se propõe como um evento interdisciplinar que agrega atividades pertinentes aos cursos de Jornalismo e Publicidade. Tem por objetivo integrar a academia as novidades do mercado de comunicação.
Orientações Gerais para Comunicações Livres:
- Estudantes de qualquer semestre podem submeter produções textuais no formato de “Resumo simples”, sobre temáticas transversais à Comunicação..
- Os resumos devem ter 30 linhas e seguir as normas da ABNT
- Os resumos devem apresentar, no mínimo, 03 (três) palavras-chave e, no máximo, 05 (cinco)
- Os resumos devem apresentar os seguintes elementos: Introdução, Justificativa, Objetivos, Metodologia e Resultados (ou Considerações Finais).
- Os resumos podem ser produzidos por até 03 (três) estudantes.
- Cada estudante pode participar de até 03 (três) trabalhos.
- Os resumos serão analisados por uma comissão de professores do Centro Universitário Inta.
- Quando necessário, a Comissão poderá solicitar a revisão do resumo.
Certificação: Existem dois tipos de certificação
- Apresentação de trabalho: É necessário que o estudante tenha o Resumo aprovado.
- Ouvinte: É necessário que o estudante tenha assistido a, pelo menos, uma palestra.
Programação:
Data | Atividade | Local e Hora |
12/11 | Abertura do Evento: Coordenação de Jornalismo e Publicidade e Gestores do Uninta
Palestra: Nonato Albuquerque, com o tema “Comunicação de paz VS Fake News”.
|
Em Sobral: às 19h, no Auditório do Uninta
Nos demais Polos: às 19h, via webconferência, nos Polos de lotação do estudante. |
13/11 | Palestra: Thiago Mena e Ana Karla Dubiela, com o tema: Quem ganha e quem perde com FakeNews
|
Em Sobral: às 19h, no Auditório do Uninta
Nos demais Polos: às 19h, via webconferência, nos Polos de lotação do estudante.
|
14/11 | Mostra de Trabalhos Acadêmicos
Comunicações Livres: Certificação dos estudantes participantes
Encerramento: Apresentação Cultural |
Em Sobral: a partir das 18h, no Auditório do Uninta
Nos demais Polos: às 18h, nos Polos de lotação do estudante.
Publicação dos Anais do evento. |
Semana da Comunicação – 2017
Tema: Social Media, desafios e possibilidades
Período: 29, 30 e 31 de agosto
Sobre o evento: A Semana da Comunicação do Centro Universitário Uninta é um evento anual realizado por estudantes da graduação dos cursos de Jornalismo (presencial e ead) e Publicidade (tecnológico presencial e ead) com apoio das respectivas coordenações, cuja programação inclui palestras, simpósios temáticos, comunicações livres e atividades culturais.
Apresentação Edição 2017: A segunda década do séc. XXI tem sido marcada pela presença, uso e consumo intenso das plataformas de comunicação e relação sociais. Aplicativos, sites e redes tem se dedicado a conectar pessoas e tornar a comunicação mais fluida, dinâmica e – por vezes – caótica. O desejo de expressar opiniões e pensamentos tem se demonstrado como uma possibilidade concreta. No entanto, a forma como esta se constitui tem se tornado um enorme desafio tanto para a sociedade de forma geral e em especial para empresas e agentes de comunicação. Questões como a monetização das redes, o uso destas para a propaganda de produtos, serviços e ideias ainda estão em fase experimental. Coach surgem com a promessa da fórmula mágica para o sucesso. Mas a realidade tem denotado que não há fórmula mágica. Aliás, aparentemente não há ums fórmula. Mas, será isso mesmo? A Semana da Comunicação do Uninta traz esta e outras questões a serem discutidas entre docentes, discentes e palestrantes convidados.
Saiba mais: A Semana da Comunicação Uninta se propõe como um evento interdisciplinar que agrega atividades pertinentes aos cursos de Jornalismo e Publicidade. Tem por objetivo integrar a academia as novidades do mercado de comunicação.
Orientações Gerais para Comunicações Livres:
- Estudantes de qualquer semestre podem submeter produções textuais no formato de “Resumo simples”, sobre temáticas transversais à Comunicação..
- Os resumos devem ter 30 linhas e seguir as normas da ABNT
- Os resumos devem apresentar, no mínimo, 03 (três) palavras-chave e, no máximo, 05 (cinco)
- Os resumos devem apresentar os seguintes elementos: Introdução, Justificativa, Objetivos, Metodologia e Resultados (ou Considerações Finais).
- Os resumos podem ser produzidos por até 03 (três) estudantes.
- Cada estudante pode participar de até 03 (três) trabalhos.
- Os resumos serão analisados por uma comissão de professores do Centro Universitário Inta.
- Quando necessário, a Comissão poderá solicitar a revisão do resumo.
Certificação: Existem dois tipos de certificação
- Apresentação de trabalho: É necessário que o estudante tenha o Resumo aprovado.
- Ouvinte: É necessário que o estudante tenha assistido a, pelo menos, uma palestra.
Programação:
Data | Atividade | Local e Hora |
29/08 | Abertura do Evento: Coordenação de Jornalismo e Publicidade e Gestores do Uninta
Palestra: Gabriel Ramalho, com o tema: Social Media, desafios e possibilidades
|
Em Sobral: às 19h, no Auditório do Uninta
Nos demais Polos: às 19h, via webconferência, nos Polos de lotação do estudante. |
30/08 | Palestra: Thiago Mena e Adilson Nobrega, com o tema: O uso da social media pelas empresas públicas e privadas
|
Em Sobral: às 19h, no Auditório do Uninta
Nos demais Polos: às 19h, via webconferência, nos Polos de lotação do estudante.
|
30/08 | Mostra de Trabalhos Acadêmicos
Comunicações Livres: Certificação dos estudantes participantes
Encerramento: Apresentação Cultural |
Em Sobral: a partir das 18h, no Auditório do Uninta
Nos demais Polos: às 18h, nos Polos de lotação do estudante.
Publicação dos Anais do evento. |